quarta-feira, 26 de agosto de 2009

AGOSTO NEGRO - Literatura


NEGRARIA

COLETIVO DE ARTISTAS NEGROS/AS CONVIDA PARA O AGOSTO NEGRO-INVASÕES LITERÁRIAS NO MUSEU.

Essa atividade, parceria da Fundação Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, promove a abertura das Invasões Literárias que serão promovidas no mês de setembro pelo Projeto Ano da França no Brasil, no âmbito da Educação, cuja temática é Multiculturalismo Francês, Brasileiro e Franco-Africano no ano da França no Brasil 2009. Tal projeto foi construído a partir de uma parceria existente desde 2004, entre a Escola Municipal Marconi e o Centre Social et Culturel Les Acácias – Nanterre/França, e visa, dentre tantos outros propósitos, desenvolver a capacidade de concepção multicultural em um processo de desconstrução do etnocentrismo, buscando ampliar a visão de mundo para romper com os modelos culturais preconcebidos.
Na ocasião, Evandro Nunes, ator, poeta, performer, presidente da NEGRARIA, e Rosália Diogo, professora, jornalista e doutoranda em letras pela PUCMINAS, representando o Coletivo de Artistas convidam para performances poéticas e musicais, o Rapper, Poeta e membro do grupo de dança Alafiá, da associação Cultural Odum Orixás, Daivison e a do ator, contador de histórias, músico, membro do teatro Negro e Atitude- TNA, Marcus Carvalho.
Serão apresentados poemas de escritores africanos e de países da diáspora africana que sofreram influencia da literatura francesa, bem como de escritores brasileiros que reverberam no Brasil tais influências.

Local: Museu Inimá de Paula. Rua da Bahia, 1201, Centro.
Data: 26/08- quarta-feira
Horário:19h30

terça-feira, 25 de agosto de 2009

I FESTA AFROLITERÁRIA NANDYALA - 29/08/2009

“Literaturas Africanas e Afrobrasileira na sala de aula:
refletindo sobre a Lei 10.639/2003” (Seminário Internacional)

Encontro de professores, arte-educadores e gestores da educação com escritores africanos e afrobrasileiros para reflexão e debate acerca das literaturas de matrizes africanas no âmbito da Lei 10.639/2003.

DATA: 29 de agosto de 2009, sábado
HORÁRIO: 8h às 17h

REALIZAÇÃO: NANDYALA Livraria & Editora e ESAF – Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda)

OBJETIVO: Promover a atualização de educadores em relação ao universo das relações étnico-raciais, por meio da percepção e evidenciação do papel das literaturas africanas e afrobrasileira na promoção da cidadania e construção de uma sociedade mais inclusiva, em diálogo com as determinações da Lei 10.639/2003.

PÚBLICO-ALVO: Professores, arte-educadores e gestores da educação, graduandos, pesquisadores, ativistas sociais e demais interessados.

LOCAL: Auditório Colégio Estadual Central
Av. do Contorno, 6990 - Lourdes - Belo Horizonte – MG (Esquina com Fernandes Tourinho, 1020 - em frente ao Hotel Mercure)

INSCRIÇÕES GRATUITAS (22 a 28/08/2009): eventos@nandyalalivros.com.br
NANDYALA Livraria & Editora (Av. do Contorno, 6.000 – Loja 01 – Savassi - BH – MG)

INFORMAÇÕES: (31)3281-5894 ou eventos@nandyalalivros.com.br

PROGRAMAÇÃO

7h30 – Credenciamento

8h30 – Abertura

“A importância do livro afro na educação de crianças e jovens”
Macaé Evaristo (PBH/Secretaria Municipal de Educação)
“A Educação Fiscal em diálogo com as relações etnicorraciais e de gênero”
Anna Carla Duarte Chrispin (Ministério da Fazenda/ESAF-MG)
Coordenação: Rosa Margarida de Carvalho Rocha (NANDYALA Editora)

9h – Depoimentos
“Gênero, raça e literatura: o fazer literário de raízes e matrizes africanas”
Convidadas: Odete Costa Semedo (Guiné-Bissau), Conceição Evaristo e Jussara Santos
Coordenação: Rosália Diogo (PBH/Fundação Municipal de Cultura)

10h30 – Chá de Caxinde e Sessão de Autógrafos
(Odete Costa Semedo - Rosa Margarida de Carvalho Rocha – Jussara Santos - Madu Costa – Benjamin Abras)

11h – Depoimentos
“Literatura Afro: conceitos, ilustração e estética afro”
Convidados: Madu Costa – Benjamin Abras - Marcial Ávila – Nega Iza
Coordenação: Jacyara Edwirges Rosa de Araújo (Centro de Tradições
Mineiras/CTM)

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Depoimentos
“A produção de Literatura Afro para o público infantil e juvenil”
Convidados: Sonia Rosa – Prisca Agustoni – Madu Galdino – Consuelo Dores
Coordenação: Aracy Alves Martins (UFMG/FaE)

15h30 – Depoimentos
“Literaturas Africanas e Afrobrasileira: conceitos, tendências e abordagens pedagógicas”
Convidados: Ondjaki (Angola), Edimilson de Almeida Pereira e Rubem Filho
Coordenação: Iris Maria da Costa Amâncio (NANDYALA Editora)

17h – Coquetel/ Lançamentos de livros e Sessão de Autógrafos
(Ondjaki - Edimilson de Almeida Pereira - Sonia Rosa – Prisca Agustoni – Madu Galdino – Consuelo Dores – Rubem Filho)

OBSERVAÇÃO: Serão fornecidos certificados Nandyala/ESAF aos participantes.
Favor retirá-los junto à NANDYALA Livraria a partir de 03/09/2009.

REALIZAÇÃO: NANDYALA Livraria & Editora e ESAF – Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda)

APOIO:
ESAF/Ministério da Fazenda
Colégio Estadual Central (Escola Estadual Milton Campos)
PBH/Secretaria Municipal de Educação
Centro de Tradições Mineiras
NEGA IZA Cabelos
Edições Paulinas
Editora Língua Geral
Editora e Distribuidora LÊ/Compor
SINPRO – Minas

RACISMO Vereadora do PMDB - MG denunciada Parlamentar teria insultado colega do PT chamando-o de 'macaco', além de afirmar que não gostava de 'preto'.

Fabiano Sales/Gazeta
Sílvia Fernanda (PMDB) sempre manteve um bom relacionamento com Gilberto Lixeiro (PT) na Câmara Municipal

A vereadora Sílvia Fernanda (PMDB), de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, é acusada de racismo. A denúncia partiu do colega Gilberto Luiz dos Santos, o Gilberto Lixeiro (PT). O caso foi registrado pela PM em boletim de ocorrência assinado por três testemunhas. Além de sanções criminais, ela corre o risco de perder o mandato, caso seja feita uma representação na Câmara. De acordo com o BO, Sílvia insultou o vereador de "macaco" e, em seguida, disse que "não gostava de preto".

Segundo o petista, o fato ocorreu na sexta-feira após encontro casual no Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Demae). Gilberto alega que apenas brincou com o cachorro da raça poodle que Sílvia levava ao colo. "Quando o cachorro começou a latir, Sílvia chamou o colega de macaco, dizendo que não era para ele encostar a mão no cachorro dela, além de proferir palavras de baixo calão", revela o BO.

Em seguida, a vereadora se dirigiu para um dos funcionários do Demae e disse ainda que "era por isso que não gostava de preto". O petista ficou surpreso com a reação de Sílvia, considerada uma aliada na Câmara. O próprio vereador alega que nunca teve qualquer desavença com a parlamentar e os dois, que cumprem o primeiro mandato, nem sequer chegaram a trocar farpas nas sessões do Legislativo. "Foi uma decepção muito grande. Fiquei muito aborrecido", lamentou.

Gilberto revelou que ontem recebeu um telefonema da colega, que, chorando, pediu desculpas pelo episódio. Ela também solicitou que a queixa fosse retirada. A Constituição de 1988 passou a considerar a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível. A pena pode chegar a cinco anos de prisão. O petista disse que até está disposto a perdoar a colega, desde que o pedido de desculpas seja feito publicamente. "Ela tem que se desculpar com toda a raça negra, inclusive, para os seus eleitores negros, que também ficaram decepcionados", declarou.

A Executiva municipal do PT ainda não se reuniu para decidir a medida a ser tomada contra a parlamentar do PMDB. A vereadora Vera Lúcia Gomes de Almeida (PT) avalia que a decisão sobre eventuais sanções contra Silvia deve partir do próprio Gilberto. "É uma situação muito pessoal", disse ela, ao lamentar a confusão. "O racismo é inadmissível. Vivemos num Estado democrático de direito, procurando proteger as minorias", ressaltou.

Professora aposentada e bacharel em direito, a vereadora Sílvia Fernanda está internada desde ontem à tarde na Santa Casa de Misericórdia. Diante do escândalo de racismo, a parlamentar teve um surto de estresse. Segundo ela, as ofensas contra o colega ocorreram em função de medicação para tratamento de problemas neurológicos. "Sofro também de hipertireoidismo e tenho variações de humor", destacou.

Em nota, a vereadora reafirma o pedido de perdão ao colega e reconhece o erro. "Tenho pelo vereador Gilberto o maior respeito, além disso, grande admiração pela sua inteligência brilhante. Reafirmo ser o mesmo o meu maior amigo desde a posse da Câmara." Ela também reconheceu o erro. "Peço perdão por ter me excedido nas brincadeiras de mau gosto que são parte do nosso relacionamento."

Sílvia vem respondendo a, pelo menos, dois processos judiciais. Um deles, na Justiça Federal, impetrado pela Universidade Federal de São João del-Rei. A vereadora teria acusado o reitor e funcionários que trabalharam no festival de inverno de roubar dinheiro público. Já o vice-presidente PSDB, Altamiro Gonçalves Gregório, denuncia a colega por tê-lo expulsado da Câmara em 3 de maio.

Seminário Estadual da Terceira Edição do Prêmio ODM Brasil

Caro (a) representante,

Viemos convidá-lo para participar do Seminário Estadual da Terceira Ediçãodo Prêmio ODM Brasil, a ser realizado no dia 27 de agosto de 2009 às 8 horas no Centro de Convenções Dayrell Hotel (Rua Espírito Santo, 901 - Centro - Belo Hoarizonte - MG).

Todas as informações se encontram no documento anexo. Solicitamos que divulgue este convite a outras entidades que se encaixem no projeto. Estamos a sua disposição para maior imfprmações nos telefones: 31. 3217-2035 / 3217-2367 / 3217-2644.[

Atenciosamente,

Prêmio ODM Brasil

A frase do século!!!!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Estatuto da Igualdade Racial projeto de Lei nº 6224, será votado na Comissão Especial da Câmara de Deputados em Brasília no dia 26/agosto/2009

COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS FUNDADA EM 17 DE NOVEMBRO DE 1991

AMERICA DO SUL-BRASIL

“UNIDADE NA DIVERSIDADE”


As Organizações Negras, Indígenas, Sindicais e demais setores do Movimento Social

O Estatuto da Igualdade Racial projeto de Lei nº 6224, será votado na Comissão Especial da Câmara de Deputados em Brasília no dia 26/agosto/2009(quarta feIRA).

Para que a mesma seja aprovada torna-se necessário exercemos pressão para que a votação se instale em um clima onde a correlação de forças seja favorável para nós.

Assim sendo foi deflagrada uma mobilização nacional para que todas os movimentos sociais encaminhem aos parlamentares titulares e suplentes da Comissão Especial uma correspondência para convencê-los/pressioná-los a votar pela aprovação.

Assim sendo estamos encaminhando em anexo um modelo o qual poderá ser adotado/adaptado se necessário e enviado para os emails dos deputados cuja relação segue também em arquivo anexo.

CARTA
APROVAÇÃO DO ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL:
UM COMPROMISSO PARLAMENTAR COM OS PRINCIPAIS PROTAGONISTAS DA CONSTRUÇÃO DO BRASIL.

Nós Ativistas dos Movimentos Sociais do Brasil em especial das organizações negras e indígenas que dedicamos nossas vidas a luta pela melhoria da qualidade de vida dos oprimidos e contra as desigualdades sociais no Brasil, considerando a importância do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL, enquanto um dos instrumentos contribuintes para o necessário aperfeiçoamento da democracia, e conscientes do compromisso juramentado que possuem os nossos parlamentares componentes do Poder Legislativo com a justiça social enquanto dever precípuo de vosso mandato, vimos em nome deste compromisso e referenciado a historia de construção das bases socioeconômicas deste pais vivenciada pelos beneficiários deste instrumento jurídico, reinvidicar de Vossa Excelência a aprovação do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL em defesa do qual encontram mobilizadas todas as organizações que lutam por uma sociedade justa sem oprimidos e sem opressores, já tendo realizada diversas ações junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, mas principalmente exaustivos debates e mobilizações na base da sociedade brasileira.
Na certeza do voto favorável indispensável à demonstração de compromisso de Vossa Excelência.
Atenciosamente

______________________
(nome da organização¬)
Representante
contatos




PEDIMOS A TODOS QUE REPASSEM PARA AS SUAS REDES DE CONTATO ESTA CORRESPONDÊNCIA.

COORDENAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES NEGRAS – CONEN

Gilberto Roque Nunes Leal

Ministro da Igualdade Racial participa de AUDIENCIA PUBLICA na Assembléia, dia 28 agosto 2009.

Será realizada nesta sexta-feira, dia 28, às 15 horas, audiência pública da Comissão de Participação Popular para debater a Política de Promoção da Igualdade Racial em Minas Gerais. O encontro contará com a presença do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos. Participam da audiência a Subsecretaria de Direitos Humanos da Sedese, o Fórum Intergovernamental de Minas, Frente Parlamentar de Igualdade Racial da Assembléia.

No evento, haverá a entrega oficial dos Termos de Adesão ao Fórum Intergovernamental, subscrito por 80 prefeitos de Minas Gerais.

AGENDA do MINISTRO:

15 h - Assembléia Legislativa MG - Audiencia Publica
Deputados da Frente Parlamentar
Secretários de Estado
Gestores municipais de PIR
Sociedade Civil

19 h - Missa da 1a. FORMATURA COLETIVA NO AGLOMERADO SANTA LUCIA
QUILOMBO DO PAPAGAIO
- Capela Santa Rita
Rua São Tomaz de Aquino, 538 - Morro do Papagaio

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Duas Luas no Céu!

"Vale a pena"

O Planetário Internacional de Vancouver, da British Colúmbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de Agosto de 2009.

Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maia, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas -México.

Com este cálculo matemático Maia, agora os Maias estão sendo vistos como os gregos da América, e orgulho da Guatemala.

Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenómeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.

No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia,olhe para o céu, o planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de quilómetros da terra.

Não perca!!

Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá no ano de 2287.

Divulgue esta informação, pois ninguém terá a oportunidade de rever.

Cláudia Chaves

Trabalhadoras domésticas defendem criação de convenção internacional para regulamentação da profissão

Encontro intensifica mobilização da categoria nos países da América Latina e Caribe para assegurar a igualdade de direitos trabalhistas na 99ª Conferência Internacional do Trabalho. Categoria representa 4 a 10% da força de trabalho dos países em desenvolvimento

Trabalhadoras domésticas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai se reúnem, de 21 a 23 de agosto, em Brasília para defender a criação de uma convenção internacional para a regulamentação do trabalho doméstico. O encontro, que se inicia às 19h de sexta-feira (21/8), intensifica a mobilização da categoria nos países da América Latina e Caribe para assegurar a igualdade de direitos trabalhistas na 99ª Conferência Internacional do Trabalho, que acontecerá em 2010, em Genebra.

O trabalho doméstico representa 4 a 10% da força de trabalho dos países em desenvolvimento. De acordo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), na América Latina somente 23% das trabalhadoras domésticas possuem benefícios de seguridade social.

No Brasil, a Fenatrad (Federação Nacional de Trabalhadoras Domésticas) vai se posicionar pela criação de convenção internacional - instrumento com equivalência de legislação nacional nos países signatários. A entidade é porta-voz de 8 milhões de profissionais e pretende encaminhar ao governo federal suas demandas trabalhistas, para subsidiar uma Proposta de Emenda Constitucional de equiparação de direitos com as demais categorias profissionais.

Com representação da Confederação Latino-americana e Caribenha das Trabalhadoras Domésticas, a Oficina Nacional das Trabalhadoras Domésticas: Construindo o Trabalho Decente vai encaminhar o posicionamento da categoria para as centrais sindicais brasileiras. Essa é a instância da sociedade civil consultada no processo da 99ª Conferência Internacional do Trabalho.

O encontro é uma das estratégias de fortalecimento da articulação das trabalhadoras domésticas na América Latina. Conta com o apoio do UNIFEM Brasil e Cone Sul - por meio de assessoria técnica e política do Programa Gênero, Raça e Etnia -, OIT (Organização Internacional do Trabalho), SPM (Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres), Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e CFEMEA (Centro Feminista de Estudos e Assessoria).

Oficina Nacional das Trabalhadoras Domésticas: Construindo o Trabalho Decente – 21 a 23 de agosto de 2009

Abertura: 19h de sexta-feira (21/8), seguida de lançamento da revista Revista Projeto Trabalho Doméstico Cidadão

Local: Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (W5 – SGAS 902, bloco C – Brasília/DF)

Informações à imprensa:

Creuza Oliveira – presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas - Fone: (98) 8817.8655 e (61) 3038.9287

Duas Luas no Céu! ...

"Vale a pena"

O Planetário Internacional de Vancouver, da British Colúmbia - Canadá, calculou a precisão em que Marte estará orbitando perto da terra. Será no dia 27 de Agosto de 2009.

Todavia, o mais interessante de tudo é que isto estava previsto em um código Maia, encontrado na pirâmide ao lado do Observatório Estrelar em Palenque, Chiapas -México.

Com este cálculo matemático Maia, agora os Maias estão sendo vistos como os gregos da América, e orgulho da Guatemala.

Pelo menos, quatro ou cinco gerações da humanidade não voltará a ver este fenómeno natural, e poucas pessoas sabem até o momento, embora tenha sido noticiado em 11 de maio de 2009.

Duas Luas no Céu!

No dia 27 de Agosto, a meia noite e meia,olhe para o céu, o planeta Marte será a estrela mais brilhante do céu, e será tão grande quanto a lua cheia, e estará a 55,75 milhões de quilómetros da terra.
Não perca!!

Será como se a terra tivesse duas luas, e este acontecimento só se produzirá no ano de 2287.

Divulgue esta informação, pois ninguém terá a oportunidade de rever.

Cláudia Chaves

Imagens dos Povos 2009 | De 21 a 27 de agosto Cine Humberto Mauro

Palácio das Artes

L'autre moitié du ciel, de Mourad Meherz

Mascarades

La maison Jaune
Filmes: L`autre moitié du ciel, Mascarades e La Maison Jaune

O Cine Humberto Mauro apresenta, entre 21 e 27 de agosto, a quinta edição do Imagem dos Povos. Imagem dos Povos é uma mostra de audiovisual que anualmente reúne as produções de lugares distintos, países e/ou regiões do Brasil e do mundo, para um diálogo em Minas Gerais. O primeiro encontro abordou a produção audiovisual de Minas Gerais e Nova Zelândia, o segundo a da Índia e do Rio Grande do Sul, o terceiro da China e Pernambuco e o quarto do Japão e da Amazônia. Em 2009 o foco é a França e suas co-produções com a África, Brasil e Caribe. A co-produção é um exemplo concreto de estabelecimento de parcerias entre criadores e produtores na utilização de recursos disponíveis nos seus países.

O panorama da produção africana recente objetiva permitir a aproximação com as nossas raízes e o contato com a diversidade de soluções encontradas pelos realizadores daquele continente, principalmente com a utilização dos dispositivos digitais de captação, edição e veiculação. O mesmo pode-se dizer dos realizadores caribenhos, que com poucos recursos tem transformado o seu cinema em uma forte ferramenta de identidade cultural, conquistando públicos cada vez maiores para as realizações locais.

A produção franco-africana tem uma longa história que vai desde o cinema etnográfico de Jean Rouch (1917- 2004) até a participação na criação do Fespaco, o Festival Panafricano de Cinema e Televisão em Uagadugu, Burkina Faso. O Fespaco, criado em 1969 e realizado bienalmente, é a mais importante janela de exibição e espaço de desenvolvimento do cinema africano. O cinema caribenho por sua vez, impulsionado também pelo acesso aos meios digitais de captação e edição de imagens, atravessa uma fase de expansão notadamente no Haithi com o surgimento do chamado Haithiwood com nomes emergentes como Richard Sénécal. Ao longo da programação, além do público ter a oportunidade de assistir a diversas produções destes países, poderá contar com a presença de vários realizadores para um bate-papo no início das sessões.

IMAGEM DOS POVOS: ENTRADA FRANCA COM RETIRADA DE INGRESSOS MEIA HORA ANTES DA SESSÃO.

21 SEX
16h Buud YamSessão comentada pelo diretor
18h Mozart e Outros Reis - Programa 1 - Sessão comentada pelo diretor
19h15 A Outra Metade do Céu - Sessão comentada pelo diretor
21h SESSÃO DE ABERTURA - Sketou | OXI | Oxossi - Sessão comentada pelos diretores

22 SAB
15h Movimento - Programa 1 - Sessão comentada pelo diretor
16h15 Barakat!
18h Seleção Corpos - Programa 1
19h30 Nada Além da Verdade
21h O Que Lola Quer - Sessão comentada pelo diretor

23 DOM
16h Um Poema para Quenum |A Casa Amarela
18h A Ausência - Sessão comentada pelo diretor
19h30 Ma Saah-Sah - Sessão comentada pelo diretor
21h15 Masacarados

24 SEG
15h A Paixão de Um País – Mister Haiti
17h30 Movimento - Programa 2
18h15 Seleção Corpos - Programa 2
19h CINECLUBE CURTA CIRCUITO
21h30 Os Demônios do Cairo - Sessão comentada pelo diretor

25 TER
16h Movimento - Programa 3
18h Antígone sem Terrra - Sessão comentada pelo diretor

19h30 Os Fogos de Mansaré - Sessão comentada pelo diretor
21h15 Triunfo - Sessão comentada pelo diretor

26 QUA
15h30 Mozart e Outros Reis - Programa 2
17h15 Seleção Corpos - Programa 3
18h Seleção Diásporas
19h MOSTRAVÍDEO ITAÚ CULTURAL
21h15 Fantan Fanga - Sessão comentada pelo diretor

27 QUI
15h30 Poéticas do caribe
17h30 JURURÃ - O Espírito da Floresta - Sessão comentada pelo diretor
19h Atrás do Arco-íris
21h15 KFZ-1348- Sessão comentada pelo diretor


>>baixe aqui a Programação completa (44Kb).pdf

Serviço
Evento: Imagem dos Povos
Local:
Cine Humberto Mauro
Data:
21 a 27 de agosto
Entrada franca
Balcão de Informações: 31 3236-7400

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Essa Negra Fulô

Ora, se deu que chegou

(isso já faz muito tempo)

no bangüê dum meu avô

uma negra bonitinha,

chamada negra Fulô.

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!

(Era a fala da Sinhá)

— Vai forrar a minha cama

pentear os meus cabelos,

vem ajudar a tirar

a minha roupa, Fulô!

Essa negra Fulô!

Essa negrinha Fulô!

ficou logo pra mucama

pra vigiar a Sinhá,

pra engomar pro Sinhô!

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!

(Era a fala da Sinhá)

vem me ajudar, ó Fulô,

vem abanar o meu corpo

que eu estou suada, Fulô!

vem coçar minha coceira,

vem me catar cafuné,

vem balançar minha rede,

vem me contar uma história,

que eu estou com sono, Fulô!

Essa negra Fulô!

"Era um dia uma princesa

que vivia num castelo

que possuía um vestido

com os peixinhos do mar.

Entrou na perna dum pato

saiu na perna dum pinto

o Rei-Sinhô me mandou

que vos contasse mais cinco".

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!

Vai botar para dormir

esses meninos, Fulô!

"minha mãe me penteou

minha madrasta me enterrou

pelos figos da figueira

que o Sabiá beliscou".

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!

(Era a fala da Sinhá

Chamando a negra Fulô!)

Cadê meu frasco de cheiro

Que teu Sinhô me mandou?

— Ah! Foi você que roubou!

Ah! Foi você que roubou!

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

O Sinhô foi ver a negra

levar couro do feitor.

A negra tirou a roupa,

O Sinhô disse: Fulô!

(A vista se escureceu

que nem a negra Fulô).

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!

Cadê meu lenço de rendas,

Cadê meu cinto, meu broche,

Cadê o meu terço de ouro

que teu Sinhô me mandou?

Ah! foi você que roubou!

Ah! foi você que roubou!

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

O Sinhô foi açoitar

sozinho a negra Fulô.

A negra tirou a saia

e tirou o cabeção,

de dentro dêle pulou

nuinha a negra Fulô.

Essa negra Fulô!

Essa negra Fulô!

Ó Fulô! Ó Fulô!

Cadê, cadê teu Sinhô

que Nosso Senhor me mandou?

Ah! Foi você que roubou,

foi você, negra fulô?

Essa negra Fulô!

Jorge de Lima