terça-feira, 24 de agosto de 2010

Professor americano Edwin Dorn visita SEPPIR para conhecer políticas raciais brasileiras


Data: 19/08/2010

Professor americano Edwin Dorn visita SEPPIR para conhecer políticas raciais brasileiras

Professor Edwin Dorn

A SEPPIR recebeu nessa quinta-feira, 19, a visita do professor americano Edwin Dorn, da Universidade do Texas/EUA. Ele está no Brasil em razão do projeto “Identidades Diaspóricas em Trânsito no Atlântico Sul: áreas de culturas negras entre África, Brasil e Caribe”, que é um convênio CAPES/Universidade do Texas/EUA, com a participação da Universidade Federal de Goiás (UFG), da PUC-São Paulo, da Universidade Federal do Acre (UFAC) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em audiência com o secretário executivo, João Carlos Nogueira, no início de sua agenda com a Secretaria, o professor afirmou que o propósito de sua viagem é conhecer o Brasil e aprender com as ações e políticas para a igualdade racial desenvolvidas pelo país. Segundo Nogueira, esse é o melhor momento para se conhecer os projetos para as populações negras no Brasil, porque nos últimos 20 anos, especialmente após a Conferência de Durban, na África do Sul, em 2001, houve muitos avanços nas políticas voltadas para ações afirmativas e igualdade racial. Isso possibilitou a ampliação do acesso do número de alunos afro-brasileiros às universidades brasileiras.

O secretário executivo também falou sobre a importância do reconhecimento das 1.170 comunidades formadas por remanescentes de quilombos no país. O Censo 2010, que pela primeira vez fará um levantamento populacional e indicará o número certo de negros e pardos existentes no Brasil, também foi citado, como exemplo de ação que permitirá a criação de novas políticas para essa população, que cada vez mais se reconhece e se autodeclara de cor preta.

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João Carlos Nogueira e Edwin Dorn

Após a conversa com o secretário executivo, o professor Edwin Dorn seguiu para uma reunião com representantes da própria SEPPIR, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Educação e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tratou de convênios e acordos de trabalho para professores brasileiros na Universidade do Texas.

No período da tarde, o professor visitou a Fundação Cultural Palmares e deu uma palestra sobre o tema "Ações Afirmativas no Ensino Superior nos EUA: avanços e retrocessos", no auditório da SEPPIR.

Comunicação Social da SEPPIR/PR

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