terça-feira, 29 de setembro de 2009

UTILIDADE PUBLICA - Trabalho Temporário - CIRQUE DU SOLEIL


DIVULGUEM!!!
Prezados,

Buscamos pessoas dinâmicas, extrovertidas e com facilidade de comunicação. Trabalho temporário,do dia 17 de outubro à 15 de novembro, de terça a domingo, durante as apresentações do Cirque Du Soleil em Belo Horizonte. As oportunidades são para:

- Atendente de Bar;

- Supervisor de Bar;

- Supervisor de Vendas;

- Caixa;

- Vendedor;

- Ajudante de Cozinha;

- Cozinheiro Bilíngüe;

- Garçom;

- Supervisor de Garçons;

- Supervisor de Recepção Bilíngüe;

- Recepcionista;

- Recepcionista Bilíngüe;

- Atendente de Salão Bilíngüe;

- Costureira Bilíngüe;

- Assistente de Camarim Bilíngüe;

- Atendente de Lavanderia;

- Estoquista;

- Assistente Administrativo;

- Analista de Suporte Jr.

Os candidatos devem estudar no turno da MANHÃ e ter disponibilidade de horário no período da tarde e da noite. Desejável experiência anterior na função. Fluência em inglês é essencial para algumas funções.

A data do início dos colaboradores é dia 17 de outubro e a data prevista para o encerramento é dia 15 de novembro.

Os interessados devem encaminhar currículo para: cds@allis.com.br, assunto FUMEC.

Coordenação de Estágio - FACE / FUMEC

Audição seleciona bailarinos para atuarem em espetáculo do 5º FAN com direção de Patrick Acogny

Seis bailarinos serão selecionados para a montagem que fará parte da programação do 5º Festival de Arte Negra - FAN

Trabalhar com um dos mais renomados coreógrafos do mundo, essa é a oportunidade que o Coletivo Fan da Dança possibilita a bailarinos e bailarinas profissionais. Até o dia 30, estão abertas as inscrições para uma audição que irá selecionar bailarinos a participarem do projeto Aimé Cesaire - Retour au Pays Natal, uma das atrações da 5ª edição do FAN, que terá residência do coreógrafo Patrick Acogny e do músico Oumar Fandy Diop, ambos de Senegal. As inscrições podem ser feitas das 9h às 12h e das 14 às 18h, na Diretoria de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura, que fica na rua Sapucaí, 571, Floresta (4.º andar). A audição acontece no Núcleo de Formação e Criação Artística (Av. dos Andradas, 367, 2.º andar), nos dias 1º e 2 de outubro.

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio e a troca cultural entre os artistas participantes. Serão selecionados 6 bailarinos (3 homens e 3 mulheres) para participar, até o dia 6 de novembro, de encontros, oficinas, e confrontações artísticas que resultarão em um espetáculo cênico a ser apresentado nos dias 4, 5 e 6 de novembro, durante o 5º Festival de Arte Negra.

Podem se inscrever bailarinos que tenham experiência comprovada em dança contemporânea, brasileira e improviso. Os interessados devem entregar os documentos (currículo, carta de intenção, registro de imagem para bailarinos e número do DRT) no ato da inscrição. Os artistas selecionados deverão estar disponíveis para a totalidade dos encontros, ensaios, aulas e espetáculos (de 3 de outubro a 6 de novembro).

Mais informações: Diretoria de Ação Cultural – FMC (31) 3277-4607

Patrick Acogny

Coreógrafo, professor e bailarino, Patrick Acogny formou-se na Europa e na África. Especializado em técnicas contemporâneas e tradicionais de danças africanas, ele tem uma sólida formação nas técnicas de dança contemporânea ocidental. Por uma década, dançou em companhias na França e, em meados dos anos noventa, migrou para o Reino Unido, onde trabalhou com a companhia de Teatro Dança Afro Caribe Kokum como coreógrafo residente e diretor artístico.

Atualmente, Patrick é diretor do Centro Internacional de Formação em Danças Tradicionais e Contemporâneas da África, em Toubab Dialaw, Senegal, e diretor artístico adjunto da Ecole des Sables, no mesmo país. Paralelamente à sua carreira artística, Patrick também é investigador na Universidade Paris 8 e membro do laboratório de etnocenologia de La Maison des Sciences de l'Homme de Paris Nord.

FAN em 2009 – Os CONGOS daqui recebem os CONGOS de lá

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, a 5ª edição do Festival de Arte Negra – FAN acontece de 2 a 8 de novembro como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. O Festival trará para a Belo Horizonte a diversidade de culturas dos países do Reino Congo, inspirados na África francofônica, na multiplicidade dos Povos Bantu e na força das riquezas naturais da região.

Por meio da arte e da cultura, o FAN/2009 discutirá caminhos para o desenvolvimento de um mundo melhor, com uma programação de espetáculos cênicos, musicais, oficinas, cinema, exposições e debates que irão envolver a capital durante sete dias. O Festival traz ainda encontros, aulas abertas e montagens conjuntas de espetáculos a partir da residência, de alguns artistas, como Patrick Acogny, promovendo um intercâmbio internacional entre França, Brasil, Caribe e África.

Projeto Aimé Cesaire - Retour au Pays Natal – Coletivo Fan de Dança


Inscrições: até dia 30, na Dir. de Ação Cultural – FMC (rua Sapucaí, 571 - 4º andar)

Audição: dias 1º e 2 de outubro

Local da audição: Núcleo de Formação e Criação Artística (Av. dos Andradas, 367 – 2º andar/ Salas 301 a 350)

Mais informações: Tatiana Cavinato (31) 3277-4607

Contato para imprensa: Rui Moreira (31) 9637-3509

EXIBIÇÃO DO FILME "BATISMO DE SANGUE",


CONVITE

seguida de debate com o Diretor Helvécio Ratton

DATA: 14 de outubro, quarta-feira, às 19 h

LOCAL: SINDIELETRO (Auditório), à R. Mucuri 271, Floresta, BH

"Fiquei embevecido frente à força estética das imagens produzidas pelo talento de Helvécio Ratton. "Batismo de Sangue" é um hino à liberdade. Nele se revela a história recente de uma nação e a fé libertária de um grupo de cristãos." (Frei Beto, autor do livro "Batismo de Sangue")

Direção: Helvécio Ratton

Roteiro: Dani Patarra e Helvécio Ratton

Atores principais:

Caio Blat (Frei Tito)

Daniel de Oliveira (Frei Betto)

Cássio Gabus Mendes (Delegado Fleury)

Ângelo Antônio (Frei Oswaldo)

Léo Quintão (Frei Fernando)

Marku Ribas (Carlos Marighella)

Odilon Esteves (Frei Ivo)

Jota D`Ângelo (Cardeal)

e muito mais...

Vá e leve mais um(a) convidado(a).

Promoção:

- NEP - Núcleo de Estudos Políticos "Lúcio Guterres" do PT

- Secretaria de Formação Política do PT-BH

Apoio: SINDIELETRO-MG / CUT-MG / Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do PT

Informações: nepnucleo@gmail.com

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

JA QUE ES

o bem

quase branco

miscigenado

lábios roxos

sangue frio.

crê em deus.

o mal

negro

preto

ovelha.

na mão,

granada.

grana?

nada!

major jaques

pensa:

que es

um preto

atiro

na sua cabeça.

tiro

o seu boné!

mato-te.

drogado.

droga.

gado.

abatido como um

em dia

de festa

espanhola.

o mal

o tiro

corta.

o bem

teme os homens

teme a si mesmo.

RitadeAmorim

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DEFESA DISSERTAÇÃO - “Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira” - Luciano Magela Roza

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação formalizam o convite para participar da dissertação: “Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira” do aluno Luciano Magela Roza, no dia 28/09/09, às 09:30h no prédio da Faculdade de Educação da UFMG, na sala 402.

A banca examinadora será composta pelas seguintes professoras:

Profa. Dra. Júnia Sales Pereira - Orientadora, Profa. Dra. Virgínia Albuquerque de Castro Buarque - UFOP, Profa. Dra. Lana Mara de Castro Siman - UFMG, Profa. Dra. Aracy Alves Martins - UFMG, Profa. Dra. Araci Rodrigues Coelho - UFMG - (suplente), Profa. Dra. Ana Maria de Oliveira Galvão - UFMG - (suplente)

Atenciosamente,

Prof. Bernardo Jefferson Oliveira - Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - FAE/UFMG

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SEPPIR publica resoluções da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Todas as propostas aprovadas durante a II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR) estão reunidas em um documento publicado na página eletrônica da SEPPIR nesta quarta-feira (23 de setembro).
Para o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, a publicação coroa o evento que foi pautado pelo pluralismo e espírito democrático: "O documento confere não apenas transparência para as propostas aprovadas, mas é um importante instrumento em favor da implementação das políticas de igualdade racial".
Na publicação estão reunidas 761 resoluções distribuídas de acordo com os seguintes temas: controle social (19), cultura (33), educação (101), política internacional (35), política nacional (29), saúde (115), segurança e justiça (197), terra (72) e trabalho (160).
Balanço - A II CONAPIR reuniu mais de 8 mil pessoas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante os quatro dias do evento realizado de 25 a 28 de junho. Do total, mais de 1.200 participantes eram delegados eleitos em encontros nos 27 estados e no Distrito Federal. Assim, a preparação para a II CONAPIR envolveu milhares de pessoas em conferências estaduais, municipais e regionais de igualdade social. Além disso, Brasília foi sede, nos dias 6 e 7 de junho, da Plenária Nacional de Comunidades Tradicionais, quando foram escolhidos os delegados para defender propostas de interesse específico de comunidades quilombolas, de terreiros, povos indígenas e de etnia cigana.
A responsabilidade de analisar as moções ficou com o Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR), órgão de caráter consultivo integrante da estrutura básica da SEPPIR. Em reunião extraordinária realizada em agosto, o CNPIR analisou todas as 84 moções apresentadas durante a II CONAPIR.
Para consultar o documento, clique aqui.

Comunicação Social da SEPPIR /PR
(61) 3411-3696/3659

STF marca audiência sobre cotas nas universidades

Os movimentos sociais terão a oportunidade de se manifestar sobre a instituição de cotas para o ingresso nas universidades. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski convocou audiência pública para ouvir a sociedade civil sobre o assunto. O ministro é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 186, proposta pelo partido Democratas (DEM), que questiona a criação de cotas para negros na Universidade de Brasília (UnB).

A audiência será de 3 a 5 de março de 2010, mas os interessados -especialistas em matéria de políticas de ação afirmativa no ensino superior- devem requerer a participação no período de 1º a 30 de outubro, pelo endereço eletrônico acaoafirmativa@stf.jus.br. Na requisição, precisam explicar os pontos que pretendem defender e indicar o nome de seu representante. A relação dos inscritos habilitados será publicada no portal eletrônico do STF a partir de 13 de novembro.

Histórico - No último dia 31 de julho, o presidente do STF, Gilmar Mendes, negou o pedido de liminar ajuizado pelo partido DEM para suspender a adoção das cotas pela UnB. "Embora a importância dos temas em debate mereça a apreciação célere desta Suprema Corte, neste momento não há urgência a justificar a concessão da medida liminar", afirmou Mendes. O caso será julgado no mérito pelo plenário da Corte.

Leia também

AGU manifesta apoio às cotas na UnB
PGR: princípio da igualdade é compatível com promoção de ações afirmativas

Comunicação Social da SEPPIR /PR

(61) 3411-3696/3659