terça-feira, 29 de setembro de 2009

Audição seleciona bailarinos para atuarem em espetáculo do 5º FAN com direção de Patrick Acogny

Seis bailarinos serão selecionados para a montagem que fará parte da programação do 5º Festival de Arte Negra - FAN

Trabalhar com um dos mais renomados coreógrafos do mundo, essa é a oportunidade que o Coletivo Fan da Dança possibilita a bailarinos e bailarinas profissionais. Até o dia 30, estão abertas as inscrições para uma audição que irá selecionar bailarinos a participarem do projeto Aimé Cesaire - Retour au Pays Natal, uma das atrações da 5ª edição do FAN, que terá residência do coreógrafo Patrick Acogny e do músico Oumar Fandy Diop, ambos de Senegal. As inscrições podem ser feitas das 9h às 12h e das 14 às 18h, na Diretoria de Ação Cultural da Fundação Municipal de Cultura, que fica na rua Sapucaí, 571, Floresta (4.º andar). A audição acontece no Núcleo de Formação e Criação Artística (Av. dos Andradas, 367, 2.º andar), nos dias 1º e 2 de outubro.

O objetivo do projeto é promover o intercâmbio e a troca cultural entre os artistas participantes. Serão selecionados 6 bailarinos (3 homens e 3 mulheres) para participar, até o dia 6 de novembro, de encontros, oficinas, e confrontações artísticas que resultarão em um espetáculo cênico a ser apresentado nos dias 4, 5 e 6 de novembro, durante o 5º Festival de Arte Negra.

Podem se inscrever bailarinos que tenham experiência comprovada em dança contemporânea, brasileira e improviso. Os interessados devem entregar os documentos (currículo, carta de intenção, registro de imagem para bailarinos e número do DRT) no ato da inscrição. Os artistas selecionados deverão estar disponíveis para a totalidade dos encontros, ensaios, aulas e espetáculos (de 3 de outubro a 6 de novembro).

Mais informações: Diretoria de Ação Cultural – FMC (31) 3277-4607

Patrick Acogny

Coreógrafo, professor e bailarino, Patrick Acogny formou-se na Europa e na África. Especializado em técnicas contemporâneas e tradicionais de danças africanas, ele tem uma sólida formação nas técnicas de dança contemporânea ocidental. Por uma década, dançou em companhias na França e, em meados dos anos noventa, migrou para o Reino Unido, onde trabalhou com a companhia de Teatro Dança Afro Caribe Kokum como coreógrafo residente e diretor artístico.

Atualmente, Patrick é diretor do Centro Internacional de Formação em Danças Tradicionais e Contemporâneas da África, em Toubab Dialaw, Senegal, e diretor artístico adjunto da Ecole des Sables, no mesmo país. Paralelamente à sua carreira artística, Patrick também é investigador na Universidade Paris 8 e membro do laboratório de etnocenologia de La Maison des Sciences de l'Homme de Paris Nord.

FAN em 2009 – Os CONGOS daqui recebem os CONGOS de lá

Promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, a 5ª edição do Festival de Arte Negra – FAN acontece de 2 a 8 de novembro como parte das comemorações do Ano da França no Brasil. O Festival trará para a Belo Horizonte a diversidade de culturas dos países do Reino Congo, inspirados na África francofônica, na multiplicidade dos Povos Bantu e na força das riquezas naturais da região.

Por meio da arte e da cultura, o FAN/2009 discutirá caminhos para o desenvolvimento de um mundo melhor, com uma programação de espetáculos cênicos, musicais, oficinas, cinema, exposições e debates que irão envolver a capital durante sete dias. O Festival traz ainda encontros, aulas abertas e montagens conjuntas de espetáculos a partir da residência, de alguns artistas, como Patrick Acogny, promovendo um intercâmbio internacional entre França, Brasil, Caribe e África.

Projeto Aimé Cesaire - Retour au Pays Natal – Coletivo Fan de Dança


Inscrições: até dia 30, na Dir. de Ação Cultural – FMC (rua Sapucaí, 571 - 4º andar)

Audição: dias 1º e 2 de outubro

Local da audição: Núcleo de Formação e Criação Artística (Av. dos Andradas, 367 – 2º andar/ Salas 301 a 350)

Mais informações: Tatiana Cavinato (31) 3277-4607

Contato para imprensa: Rui Moreira (31) 9637-3509

Nenhum comentário: