sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Feira de tecnologias e saberes crioulos


02/12/2009 - 16:38

Cerca de mil pessoas de mais de 15 comunidades quilombolas da região de Salgueiro, no sertão pernambucano, participaram da I Feira de Tecnologias e Saberes Crioulos, realizada entre os dias 27 e 29 de novembro no território de Conceição das Crioulas. O evento marcou o encerramento da primeira etapa do trabalho de resgate de sementes de milho e feijão tradicionalmente utilizadas pelas comunidades. Em 2010 outras culturas farão parte do projeto, cujo objetivo é garantir segurança alimentar àquelas populações.

A ação desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com cinco associações comunitárias locais é viabilizada por convênio mantido pela Empresa com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e o Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF).

Durante o evento, o público da Feira pôde conferir os resultados preliminares do projeto Semente Crioula, Resistência Quilombola – construção da soberania alimentar na caatinga, que teve início em abril de 2009. A Embrapa Transferência de Tecnologia expôs as sementes colhidas após o trabalho de resgate, seleção e plantio feito pelos agricultores sob sua orientação. Também foi exposto modelo do banco de semente que as comunidades de Contendas, Feijão, Jatobá, Santana e Conceição das Crioulas construirão em seus territórios e nos quais deverá ser armazenada a produção.

Juntos - “Trabalhamos inicialmente com as lideranças de cada comunidade e, numa segunda etapa, será necessário envolver um número maior de agricultores, por isso, apresentar os resultados parciais foi fundamental para motivá-los”, observou o agrônomo da Embrapa Transferência de Tecnologia, Rodrigo César Flores Ferreira. Ele coordenou o estande da Empresa ao lado das técnicas Amanda Micheline de Lucena e Maria Aline de Oliveira, que apresentaram os principais resultados após oito meses de trabalho no campo.

“A gente conseguiu fazer a seleção de nossas sementes, deixar elas mais puras e também conhecer melhor as variedades da Embrapa. Isso é um resultado para toda a comunidade, que agora vai precisar ajudar, plantando as variedades para formar os bancos de sementes”, diz Damião, da comunidade de Santana.

Presente à Feira, a gerente de projetos da Seppir, Bárbara Oliveira, disse que a expectativa da Secretaria é dar continuidade e ampliar as ações do Projeto no próximo ano. Para tanto, novas parcerias estão sendo articuladas pela Seppir, como a assinada com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) neste sábado, 29, durante a Feira. O Projeto Sementes Crioulas já conta com o apoio da Agência Canadense de Desenvolvimento que, assim como a Prefeitura de Salgueiro, ajudou a realizar o evento.

Identidade - Para o representante do Centro de Cultura Luiz Freire e membro do comitê gestor, André Araripe, a feira foi uma síntese dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, onde questões como direitos quilombolas, cultura e educação permearam as atividades com ensaios de variedades desenvolvidas no âmbito do projeto.

Além da mostra de sementes e dos debates sobre agricultura ecológica, sistemas alimentares e soberania alimentar, a programação incluiu atividades culturais e artística de grupos locais, bem como artesanato e culinária crioula. Assim como a Roda de Diálogo com os Idosos, as oficinas de fiação de algodão e confecção de bonecas de caroá proporcionaram o encontro de gerações.

Nessas atividades era possível encontrar desde jovens de 12 anos até senhoras como a historiadora oral de Conceição das Crioulas, dona Maria Liosa da Silva. Aos 71 anos ela ajuda a manter vivas as tradições dessa comunidade surgida a partir das terras adquiridas por seis negras que fiavam para viver. Na década de 80, o aparecimento do bicudo praticamente acabou com o cultivo do Mocó, variedade utilizada por aquelas mulheres. Agora, a pesquisa vai trabalhar para resgatar o fio dessa história de luta.

Fonte: Valéria Costa, da Embrapa Transferência de Tecnologia

Nenhum comentário: