sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SALVE O ALMIRANTE NEGRO!

Lavagem da estátua de João Cândido abre campanha pelo reconhecimento do Almirante Negro
03/12/2009 - 17:28
Na busca do resgate de personalidades negras históricas do Brasil que merecem destaque, o grupo afro Agbara Dudu inicia nesta sexta-feira (4/12) campanha em favor do reconhecimento de João Cândido, o líder da Revolta da Chibata de 1910. A partir das 17h30, o grupo promove a lavagem do monumento em homenagem ao herói negro, localizado na Praça XV de Novembro, centro da cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Com o gesto simbólico, o Agbara Dudu começa a divulgar para a sociedade a importância de João Cândido na história das conquistas de liberdades do povo brasileiro. A campanha continua em 2010, ano que marcará o centenário da Revolta da Chibata, movimento de militares da Marinha do Brasil liderado por João Cândido. Os marinheiros, negros em sua maioria, se revoltaram contra os castigos corporais aos quais continuavam submetidos pela oficialidade, branca em sua totalidade, mesmo após 22 anos da abolição da escravidão.
História – Na estátua, criada pelo artista plástico Walter Brito, o Almirante Negro segura o leme em uma das mãos. Na outra, aponta para o mar. O monumento foi instalado pela SEPPIR em 20 de novembro de 2008, durante as comemorações do Dia da Consciência Negra. Participaram das atividades o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que no mesmo ano sancionou a Lei nº 11.756, que concedeu anistia póstuma a João Cândido e demais líderes da Revolta da Chibata.

Comunicação Social da SEPPIR /PR

Nenhum comentário: